segunda-feira, 26 de outubro de 2009

MUSEU: HISTÓRIA VIVA

A partir da matéria Primavera dos Museus (Edição 1355), estimulou-se a curiosidade dos alunos sobre o que é um museu...


Na semana seguinte, a matéria capa do caderno de fim de semana: História Viva, motivou os alunos a questionarem, novamente, sobre Museu. Desta vez, com o jornal nas mãos, os alunos foram incentivados a observar as fotos e relatar suas impressões sobre as mesmas. Conforme surgiam relatos discutia-se o assunto.

Dentre os muitos assuntos levantados, pelos alunos, percebeu-se que o Prédio e a Casa do Tropeiro eram os temas mais apreciados.

Vendo a grande curiosidade em saber como são os objetos expostos no Museu, decidimos por conhecê-lo.
O passeio, tanto pela manhã quanto pela tarde, foi muito agradável e esclarecedor (para muitos).


Os monitores foram bombardeados por perguntas e muitas vezes interrompidos pelos alunos que queriam expor o que já haviam aprendido na Biblioteca. Todos sabiam contar como surgiu o Museu, a época em que fora construído, que havia sido sede da Prefeitura, por que foi instalado naquele local, como a Superintendência havia sido incendiada em 1914, entre outros detalhes. Na Casa do Tropeiro, então, que loucura! Minha mãe tem, minha avó tem, meu avô deu um, meu pai falou, eu vi... Apesar de serem antigos, de estarem expostos no Museu, de alguma forma, faz parte (ainda) da vida de nossas crianças...

As curiosidades apresentadas encantraram alunos e professoras.
As professoras, aproveitando a euforia dos alunos, solicitaram um desenho que representasse esta visita.





Nenhum comentário: